Troia Resort

DOWNLOAD PDF: GUIA DE RESTAURANTES CERTIFICADOS DO ALENTEJO

DOWNLOAD PDF: GUIA DE RESTAURANTES CERTIFICADOS DO ALENTEJO

Em tempos remotos, a capacidade de criar tendo por base os produtos da região transformou, involuntariamente, os
alentejanos em grandes mestres de cozinha.

A dificuldade em fazer chegar os produtos às pequenas povoações e aos montes, despertou a curiosidade e o engenho dos alentejanos. Um engenho que resultou num vasto legado que, para além de perdurar no tempo, inspirou a criação de novos receituários mas também a abertura de inúmeras casas de pasto, tascas e tasquinhas, tabernas ou restaurantes que, ao longo dos anos, conquistaram para a região muitos turistas, rendidos à fama de que no
Alentejo se degustam das melhores iguarias do mundo.

A gastronomia alentejana transformou-se assim numa marca forte do destino, uma marca que merece ser preservada,
qualificada e certificada, de modo a que a genuinidade e a mestria dos chefes de outros tempos continue a atravessar décadas após décadas e a ultrapassar as expetativas de quem visita o território.

Conscientes desta realidade e da potencial riqueza deste produto turístico, tornou-se imperativo reconhecer a qualidade e certificar os muitos restaurantes que, espalhados pela região, têm como conceito a tradição, a arte e os sabores alentejanos, ajudando assim a preservar um dos símbolos da identidade regional.

Fruto da ação voluntária dos agentes da restauração – em resposta à massiva divulgação do projeto de Certificação
levada a cabo pela Turismo do Alentejo – a região conta, atualmente, com 84 restaurantes certificados, um selo
que atesta o compromisso de respeitar e pôr em prática um referencial de qualidade que abrange tanto o serviço,
como os produtos e a confeção, e ainda o acolhimento.

A valorização e a confeção genuinamente alentejana, a inspiração nos receituários ancestrais, a utilização de produtos endógenos, a excelência do serviço e das informações prestadas, a decoração, o ambiente, a apresentação de ementas constituídas maioritariamente por pratos tipicamente alentejanos e cartas de vinhos da região são, garantidamente, valores presentes nas casas que ostentam o selo da Certificação.

Neste sentido, esta obra assume-se como um livro que prestigia os empresários e profissionais que, em parceria com a Entidade Regional de Turismo, teimam em preservar e dignificar os traços identitários e genuínos da região e o vasto espólio gastronómico que em muito tem contribuído para promover a marca turística Alentejo dentro e fora de portas.

Esta obra – disponível também na versão eletrónica eBook, oferecendo assim a constante possibilidade de integrar mais restaurantes – é também um convite para que os turistas e visitantes se aventurem na descoberta dos infinitos prazeres da Gastronomia Alentejana.

António Ceia da Silva
Presidente da Turismo do Alentejo, E.R.T

Guia Restaurantes do Alentejo, Portugal

newsletter.

Subscreva a nossa newsletter e apaixone-se por Troia.

Ocean Village

Prontas a habitar

Saiba mais